sábado, 20 de outubro de 2012

Fins de Agosto / Início de Setembro 2005 - II

Despertador toca! São 06.30. Grrr tão cedo!!! É hora de levantar, tomar duche, vestir e sair de casa a correr. O Bus para Lisboa não espera.

Já chega esbaforida à estação dos autocarros e já está uma fila enorme. Estas rápidas aumentaram o fluxo de passageiros num instante para Lisboa. Demoram 45 minutos a chegar enquanto que o comboio demora 2h30minutos. São os retrocessos nas linhas ferroviárias no nosso país que inviabilizam qualquer linha.
O Autocarro enche e tenho que ir ao pé de quem não conheço. Todo o autocarro embacia. Apesar do Verão ainda não ter terminado está frio de manhã.

Chego a Lisboa e apanho outro autocarro. O metro ainda não chega ao Aeroporto. São mais uns 30 minutos até ao local do curso. Ainda estou meio a dormir sem o pequeno-almoço e sem o meu café matinal. Olho para o lado e vejo a minha colega. Que bom já tenho com quem conversar!!!

Módulo de hoje: como fazer um bom atendimento ao público. Sorrir sempre. Levantar-mo-nos quando o cliente entra. Cumprimentar com o sorriso. Esticar a mão. Convidara  entrar. Usar uma roupa apelativa mas discreta. Unhas arranjadas e limpas sempre. Sempre penteadas e limpas. Ir de encontro ao que o cliente quer. Se quer sol e praia indicar apenas destinos com estas características. Dar destino conforme o número de horas de voo que o cliente quer e conforme o valor monetário que quer gastar. Efectuar e venda. Fazerem o pagamento sempre antes. Sim porque temos que pagar aos fornecedores sempre antecipadamente. Tem lógica. Muitos dos fornecedores são internacionais e a indústria do turismo é deveras transversal. Pelo menos é isto que insistem em ensinar. Facturar. Emitir factura. Despedir-mo-nos dos clientes e ligar o quanto antes com a documentação pronta.

Tudo muito bonito. Olho para a formadora e ela está toda desalinhada. Não transmitiu o exemplo. Despenteada. Um roupa que não se enquadra e provocadora. Unhas que não estavam feitas. No meu sentido crítico: onde está o exemplo. A minha colega concorda.

Hoje outra colega mais velha aproxima-se. Vai abrir a sua própria agência de viagens com o marido. Mas não é da área. Encontra-se muito perdida.

Passou já um dia inteiro. UFA!!!

Beijos e até amanhã!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário