terça-feira, 30 de outubro de 2012

A minha vida nos próximos tempos...

A minha vida nos próximos tempos será parecida com esta imagem:
Fonte:http://seekingalpha.com/article/41407-get-a-travel-agent Oh my God!!!

Fins de Setembro ... II

Hoje custa-me a levantar! Chove, chove, chove....o meu ânimo é apenas puxado porque é o último dia de formação. Hoje haverá avaliação e despedidas. Aleluia. Já não aguentava mais o cheiro a tinta. O autocarro chega a horas. Chego a tempo ao Campo Grande a apanho outro autocarro até Sacavém. Fazemos o teste. Corre bem. Acaba por correr bem a toda a gente. É uma formação para ingresso na agência de viagens. Há um lanche reforçado. Vou sentir falta da minha nova amiga que a propósito veio carregada de malas e está ansiosa de rumar ao norte do país. Tem saudades. É normal!!! Sei que não a vou voltar a encontrar. A distância separa-nos muito e o telemóvel é muito caro ainda. Despeço-me de toda a gente. Novas aventuras irão começar...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estado de espírito



Venho pelo caminho, chove e oiço estas músicas. É assim que me sinto...


Fins de Setembro...

O tempo passa. Volto a Lisboa com a noite mal dormida. Ainda a pensar no dilema da noite de ontem. Será que sigo o caminho certo? Ainda por cima falaram ontem de ir para uma companhia aérea, mas tenho um pouco de preconceito e quero ir para outro ramo e para isso preciso de estar perto. Além disso o coração está preso. Ai quem me dera ser diferente. Hoje chego atrasada. Perdi o autocarro e vim de carro. Azar dos azares apanhei dois acidentes na entrada de Loures e Sacavém. Hoje continuamos a dar o programa de reserva da aviação. Como comprar lugares, como cotar lugares, como fazer mudanças de nomes e de lugares, como pedir refeições. Isto é um mundo, um desafio e gosto...Hoje tornam a avisar-me sobre os meus futuros patrões. Será, será que irei fazer bem?! A dúvida instala-se à séria dentro de mim. A minha colega chama-me à terra, mas também está cercada de dúvidas...e estas pessoas mais velhas que não são da área mas que insistem abrir uma agência de viagens...Turismo não é só viajar. Saímos as duas. Dou-lhe boleia até ao hotel onde ela está. Despeço-me e até amanhã!!

Meados de Mês de Setembro e o café...

Acabo por vos contar a saída deste noite pois acho que vai ser uma eterna discussão nos próximos anos. Debatemos hoje...o porquê de estudar. É uma mais valia para mim eu sei, apostei muito mas na realidade o emprego que vou ter ganharei tanto ou menos que os meus colegas e amigos só com o 12.º ano. Já têm todos as suas vidas adiantadas. Interrogo-me se tudo terá valido a pena. Afinal ainda vou trabalhar para cerca de 40km de casa....será??

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Meados mês de Setembro

Hoje é dia de mudança de instalações. Acordo sem vontade. Isto tudo implica que tenho que apanhar um autocarro mais cedo e não me apetece estar na cama. Lá fora cheira a vindimas e já a Outono. O Outono veio mais cedo este ano. Já chove. A terra está bastante molhada e emana aquele cheiro. É hora de levantar. É hora de preparar. "It's time to go!" Consigo apanhar o autocarro às pressas. Infelizmente apanhamos filas. A viagem demorou mais um pouco para entrarmos em Lisboa. Saio no Campo Grande e a tempo encontro a minha colega, já amiga, deste curso de formação. Apanhamos um autocarro para Sacavém e vamos parar a uma zona pobre de Lisboa. Um bairro muito pobre. Meu Deus será mesmo aqui? Será que nos vão fazer mal? Olhamos para todos os lados com precaução e vamos perguntar num café onde fica a tal morada. Respondem-nos que é um pouco mais abaixo. Lá descemos nós, sempre precavidas. Mas porque é que mudaram para aqui? Explicam-nos quando chegamos que agora todas as empresas se estão a mudar para aqui. Que as rendas são mais baratas, bla, bla. E a nossa segurança? Entramos na sala de formação. Está um cheiro a tinta deveras desagradável e as obras continuam enquanto nos é dada a formação. Acumula-se calor. Gases da tinta. Acabamos por ser nós a acabar de montar os computadores. Com isto já estamos no meio da manhã e vamos tomar café. Aleluia que bem preciso de respirar. Voltamos à sala de formação e começamos a dar um dos programas de reserva da aviação. Vou recordar. Faz dois anos que estagiei num operador turístico conhecido e aprendi o programa. Mas claro que não tenho praticado pelo que me vai fazer bem. Começamos pelos códigos das cidades. 3 letras e seguindo sempre a língua inglesa. O mesmo se passa com a codificação dos aeroportos. Aprendemos a codificar e a descodificar. Hoje durante o almoço os donos desta rede de agência de viagens quiseram almoçar connosco e fiquei preocupada. Não falaram muito bem dos meus futuros chefes. Para me preparar para comportamentos temperamentais, impulsivos, para ter cuidado e ir tentando ver outras coisas. "What?!!! " Venho a pensar nisto no regresso a casa. Foi o único emprego que arranjei após acabar o curso. Não se ganha muito mas é perto de casa. Janto. Hoje saio. combino café com umas amigas. Não quero ficar em casa a pensar nisto e em assuntos de coração.Até amanhã!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Inícios de Setembro 2005

Os últimos dias têm corrido de modo muito normal. O despertador toca. Acordo no meu entender de madrugada. Apanho o autocarro. Troco de autocarro no Campo Grande. Observo muitos aviões a partir. Outros tantos a chegar. Acho que começo a ficar com o bichinho da aviação. Nós "turistas" (quem tira cursos relacionados com o turismo, é assim que  a maior parte nos vê. Esquecem-se que os nossos cursos são multidisciplinares e que dão assim mesmo, mas mesmo muito trabalho e pestana queimada) temos muito este bichinho. Mas iremos viver constantemente relacionados com o mundo das viagens. Como podíamos não gostar de aviação?!
Os módulos roçam o fazer contas e orçamentos. É fácil. Temos que estar atentos a pormenores que me parecem lógicos. Fazer contas também sei. A minha colega também  já apanhou o jeito e lá vamos olhando pela janela. Notícia de última hora: amanhã mudaremos de instalações. Mas onde fica? Eu quero ver os aviões!!!! Como chegamos? Vamos as duas embora e a pensar como é possível mudar de instalações assim.Ficam mais longe. Implica gastar ainda mais dinheiro. Aviso o futuro boss. Aventuras e desventuras.

Até amanhã!!!

sábado, 20 de outubro de 2012

Fins de Agosto / Início de Setembro 2005 - II

Despertador toca! São 06.30. Grrr tão cedo!!! É hora de levantar, tomar duche, vestir e sair de casa a correr. O Bus para Lisboa não espera.

Já chega esbaforida à estação dos autocarros e já está uma fila enorme. Estas rápidas aumentaram o fluxo de passageiros num instante para Lisboa. Demoram 45 minutos a chegar enquanto que o comboio demora 2h30minutos. São os retrocessos nas linhas ferroviárias no nosso país que inviabilizam qualquer linha.
O Autocarro enche e tenho que ir ao pé de quem não conheço. Todo o autocarro embacia. Apesar do Verão ainda não ter terminado está frio de manhã.

Chego a Lisboa e apanho outro autocarro. O metro ainda não chega ao Aeroporto. São mais uns 30 minutos até ao local do curso. Ainda estou meio a dormir sem o pequeno-almoço e sem o meu café matinal. Olho para o lado e vejo a minha colega. Que bom já tenho com quem conversar!!!

Módulo de hoje: como fazer um bom atendimento ao público. Sorrir sempre. Levantar-mo-nos quando o cliente entra. Cumprimentar com o sorriso. Esticar a mão. Convidara  entrar. Usar uma roupa apelativa mas discreta. Unhas arranjadas e limpas sempre. Sempre penteadas e limpas. Ir de encontro ao que o cliente quer. Se quer sol e praia indicar apenas destinos com estas características. Dar destino conforme o número de horas de voo que o cliente quer e conforme o valor monetário que quer gastar. Efectuar e venda. Fazerem o pagamento sempre antes. Sim porque temos que pagar aos fornecedores sempre antecipadamente. Tem lógica. Muitos dos fornecedores são internacionais e a indústria do turismo é deveras transversal. Pelo menos é isto que insistem em ensinar. Facturar. Emitir factura. Despedir-mo-nos dos clientes e ligar o quanto antes com a documentação pronta.

Tudo muito bonito. Olho para a formadora e ela está toda desalinhada. Não transmitiu o exemplo. Despenteada. Um roupa que não se enquadra e provocadora. Unhas que não estavam feitas. No meu sentido crítico: onde está o exemplo. A minha colega concorda.

Hoje outra colega mais velha aproxima-se. Vai abrir a sua própria agência de viagens com o marido. Mas não é da área. Encontra-se muito perdida.

Passou já um dia inteiro. UFA!!!

Beijos e até amanhã!!!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fim de Agosto / Início de Setembro 2005

É o primeiro dia em Lisboa. As aulas do pequeno curso são junto ao Aeroporto de Lisboa. Tenho uma enorme paixão por aviões. Só por si adoro esta zona de Lisboa. Este reboliço do Aeroporto é tudo o que sempre quis. Subo as escadas do edifício onde é dada a informação e encontro muita gente de meia idade, uma colega mais nova e uma formadora no mínimo estranha. As apresentações são feitas. Muita experiência profissional diferente. Muitos formandos avessos às novas tecnologias. Mas não percebem que o futuro estão nestas tecnologias. A colega da minha idade ainda não sabe se é isto que quer. Almoçamos juntas no bar lá do sítio. Ficamos a conhecer-nos um pouco melhor. Já tem a vida feita. Irá casar nos próximos anos. Eu continuo a gozar da minha liberdade. Olha-me de lado. Enfim. Pensamentos e mentalidades diferentes. Mas é simpática. Voltamos à formação. Ligo o computador e vou um pouco à internet. Sinceramente já sei muito do que falam. Mas respeito e mantenho-me silenciosa. Discreta. A formadora fala num site que tem um jogo sobre geografia. Jogo. Acaba o dia. Eu e a colega despedimo-nos. Até amanhã!!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fim de Agosto 2005

A entrevista foi surreal. Quem me entrevistou era mais novo do que eu e não é da área de turismo. Oh God. Medo. Lá começo a trabalhar em Setembro. Mas primeiro tenho que fazer um curso de duas semanas em Lisboa. Ao menos Lisboa é das minhas cidades favoritas. Ordenado não será nada por aí além, mas acabei de me formar. Dizem que já existe crise e tal.

Meados Agosto 2005

Depois de centenas de envio de CV's fui finalmente chamada para uma entrevista que me poderia abrir portas. Trabalhar numa agência de viagens. Não é sonho mas é um hipotético trabalho. Sonho seria continuar a seguir investigação após o curso...mas neste momento não há muita gente que acredite em mim....vamos ver. Darei notícias.